terça-feira, 5 de maio de 2009

PRESERVATIVOS
O preservativo, conhecido popularmente no Brasil como camisinha, é um método contraceptivo do tipo barreira.
Este é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, que ajuda não só no planejamento familiar como também evita a transmissão de diversas DSTs. É feito de látex ou poliuretano e geralmente vem já lubrificado, existindo em várias cores, aromas e tamanhos. Deve estar presente durante todo o acto sexual: deve colocar-se antes de iniciar a penetração e retirar-se depois da ejaculação, antes que o pénis perca a ereção.
Apesar de ser o método mais eficiente, depois da abstinência, contra a transmissão do vírus HIV.

VANTAGENS

De fácil aquisição, é o método ideal para relações ocasionais ou imprevistas.
Pode ser utilizado sem contra-indicações, e é o único método contraceptivo que reduz a incidência grandemente de doenças venéreas como a Aidsa gonorréia, entre outras. Porém pode falhar contra o HPV (Efetividade do preservativo contra DSTs).
Se for utilizado correctamente tem uma taxa de eficácia de 98%.

DESVANTAGENS

Se for mal aplicado ou utilizado mais de uma vez pode romper, não evitando a transmissão do sémen.
Diminui a sensibilidade dos orgãos genitais, sendo referida mais frequentemente a perda de sensibilidade no pénis.
Como é de utilização única o custo de cada preservativo não é um factor desprezável, apesar de que no Brasil os postos de saúde da rede pública fornecem gratuitamente preservativos, sendo estes da largura padrão (52mm).
Algumas pessoas são alérgicas ao latex, material que são compostos a maioria dos preservativos disponíveis (existem também preservativos em outros materiais).

COLOCAÇÃO CORRETA DO PRESERVATIVO

Ao colocar o preservativo, de modo a garantir a eficácia do método contraceptivo
Primeiramente, verificação da data de vencimento do preservativo na caixa ou na embalagem. Não se deve utilizá-lo se tal data já estiver expirada (eles podem parecer normais, mas se rompem mais facilmente).
A abertura da embalagem deve ser feita cuidadosamente em um de seus lados, evitando a abertura com dentes e unhas, o que poderia causar a ruptura do preservativo.
O usuário deve apertar levemente a extremidade (reservatório de sêmen) do preservativo para evitar o acúmulo de ar nesta região. As bolsas de ar podem romper um preservativo facilmente.
Deve-se verificar o lado correto do preservativo antes de desenrolá-lo. O preservativo deve ser colocado na ponta do pênis ereto. Há duas maneiras de colocá-lo, mas o preservativo se desenrola em somente uma delas.
O preservativo deve ser desenrolado sobre o pênis, até a base.
Antes de começar a relação sexual, é recomendável testar se o preservativo não está "folgado" no pênis.
Nunca se deve utilizar o mesmo preservativo mais de uma vez. Cada relação sexual necessita de um novo preservativo.
O preservativo deve ser retirado do pênis logo após a ejaculação. Segurar o preservativo enquanto retira o pênis da vagina evita vazamentos.

PRESERVATIVO FEMININO

História
O preservativo é método contraceptivo muito antigo, existindo provas da sua utilização em civilizações históricas da Antiguidade, como a chinesa, na qual os preservativos eram feitos de papel de seda untado com óleo, a egípcia, que utilizava intestinos de animais cozidos, ou ainda a cretense (1600 a.C.), da qual existem relatos acerca do rei Minos de Knossos recorrer a bexigas natatórias de peixes como preservativo.
No século XVI o anatomista italiano Gabriel Fallopius recomendava um incômodo saquinho feito de linho e amarrado com um laço, que é considerado o primeiro preservativo, provavelmente utilizado para evitar doenças venéreas. Um século depois, um médico inglês - conhecido como dr. Condom - resolveu criar um protetor feito com tripa de animais para o rei Carlos II de Inglaterra, a fim de evitar o nascimento de tantos filhos ilegítimo.Em 1939, com a descoberta do processo de vulcanização da borracha, os preservativos passaram a ser fabricados com esse material e ficaram elásticos.

Um comentário:

  1. Bom conteúdo!Agora, algumas das desvatagens estão ultrapassadas!!! Pesquisar melhor!

    ResponderExcluir